Network Decoração Arquitetura Construção

Cozinhas com paredes irregulares - veja modelos e dicas de como decorar!


Você já se deparou com algum ambiente que não tivesse as paredes retas e sim tortas, com quinas ou curvas?!
Sim isso é meio difícil de ver, mas existe! E nós chamamos de ambientes irregulares!

É que todo ambiente padrão possui paredes retas, com ângulos retos (de 90° L ), já os ambientes irregulares possuem paredes arredondadas, com ângulos agudos (menores do que 90° /_ ) e obtusos (maiores que 90° \_ ), o que também torna o décor irregular e muitas vezes difícil de executar...

No entanto, nem por isso você precisa sair quebrando paredes. Existem muitos truques que você pode recorrer e que no final o resultado pode ser bem mais interessante do que um ambiente regular, pois tudo que é diferente por si só já é mais atraente!

E em casos assim, dois itens são imprescindíveis pra mim: um layout bem elaborado e móveis planejados!

Como já expliquei em outros posts o layout de um ambiente é a distribuição dos elementos pertinentes a ele. Um bom layout visa a funcionalidade, circulação e estética do ambiente.
E em ambientes irregulares, um layout bem elaborado pode fazer toda a diferença!

Existem diversas formas de layouts para cada tipo de ambiente e como nosso post de hoje é sobre cozinhas vou falar sobre os principais layouts que são indicados tanto para cozinhas regulares quanto irregulares!

Numa cozinha, a área que mais necessita de atenção na hora de montar um layout é a área de trabalho composta por fogão, geladeira e pia.

É preciso que esses três elementos fiquem próximos um do outro para garantir praticidade no preparo dos alimentos e evitar movimentos inúteis.

Como a área de trabalho é composta por três elementos, os layouts usados até tempos atrás eram os que distribuíam a geladeira/fogão/pia em formato triangular como o layout U, layout em L, layout com ilha....

Esses layouts ainda são usados e os mais recomendados, no entanto, com o passar dos anos e com os ambientes cada vez mais reduzidos, novos layouts foram criados como o linear com um elemento ao lado do outro, veja só!



Então é importante destacar que mesmo não sendo possível criar um layout triangular na área de trabalho é preciso que os elementos geladeira/fogão e pia fiquem próximos. Com atenção para o fogão e a geladeira que não podem ficar lado a lado, somente próximos, pois trabalham em temperaturas opostas - um esquenta e outro esfria (com ressalva para os novos fornos que são separados do fogão e possuem tecnologia apropriada para essa situação).


Portanto, a primeira coisa a se fazer numa cozinha irregular é criar o layout da área de trabalho.
Já as áreas de refeição e armazenamento/armários são mais simples e geralmente são situadas nas paredes irregulares.

E para tirar proveito dos cantos, visto que os ambientes irregulares são cheios deles nada melhor do que os móveis planejados que aproveitam cada cantinho! Em caso de paredes irregulares arredondadas, os móveis também precisam ser irregulares seguindo o mesmo formato.

Confiram agora cozinhas com plantas irregulares e vejam que seguindo essas dicas é possível deixá-las lindas!

Cozinha irregular com decor neutro bege e branco. Aqui a parede irregular recebeu uma porta de correr grande com duas folhas na entrada, o que otimizou a circulação do ambiente e eliminou que os outros elementos fossem prejudicados com sua abertura. Projeto: Altanir Machado e Alexandre Kronemberger.

Vixe olha essa então como é irregular?! rs Aqui são todas as paredes e com formato curvo! Uma recebeu panos de vidros, já a outra bancada e marcenaria que acompanharam todo o desenho da planta!

Cozinha irregular - a parede reta acomodou toda a área de trabalho (pia, fogão, geladeira) e a parede irregular a mesa que foi encostada horizontalmente junto a ela, o que otimizou espaço e se encaixou perfeitamente na parede/proposta! Imagina essa mesa disposta de forma vertical que caca que não iria ficar?! Por isso um bom layout é imprescindível em ambientes irregulares! Projeto: Dóris Forte. Foto: Rudi Razador

E nessa cozinha a parede problemática também recebeu a mesa encostada + a bancada, no entanto, a pia foi colocada onde tinha maior espaço para circulação no ambiente.Veja o antes e depois dessa cozinha aqui! Mudou bastante! Projeto: Naira Lima e Geovane Lima (Geovandra Ambientes)


Fotos: ProfissionaisDivulgação (+ info)

E aí, vocês já tinham visto alguma cozinha ou ambiente assim?!
Em breve farei de outros ambientes! E profissionais que tiverem projetos nesse estilo me enviem por e-mail, por favor.

4 comentários:

  1. Adoro o blog! Sempre aprendo com suas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Que bacana os projetos, isso é bom para as pessoas terem a certeza de que é necessário uma panta e um bom projeto, bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ariane!
      Com certeza pra não ter imprevistos depois...rs...principalmente porque imprevistos numa casa na maioria das vezes significam dinheiro! rs
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.