Network Decoração Arquitetura Construção

Iluminação zenital – veja ambientes e saiba tudo sobre essa tendência!



Projetos sustentáveis que usufruem ao máximo de recursos naturais é uma tendência cada vez mais forte na arquitetura contemporânea.
Já vimos aqui o uso de panos de vidros (paredes) muito recorrentes em casas atuais. E hoje vamos falar sobre o teto de “vidro” ou iluminação zenital!
A iluminação zenital é todo tipo de iluminação natural que vem de cima, através de algum elemento zenital revestido geralmente de vidro, acrílico ou policarbonato (mais usual) principalmente como:

Claraboias- Estão entre as aberturas zenitais mais utilizadas em projetos residenciais, são capazes de iluminar até oito vezes mais do que uma janela de mesmo tamanho, são planas e podem ser construídas com estrutura metálica, policarbonato ou vidro laminado. Com um visual contemporâneo e leve, são indicadas para a iluminação de escadas, circulações e banheiros. Além da atenção em relação às questões térmicas, as claraboias demandam mais manutenção por seguirem a inclinação da cobertura.


Lanternins - Os lanternins são aberturas que sobressaem em relação à parte superior do telhado e possuem duas faces opostas e translúcidas. Muito usados em edifícios industriais, costumam ser abertos (ou permitir a abertura) para favorecer a ventilação e a renovação do ar. São indicados para ambientes quentes e com pé-direito alto.


Átrio - Mais utilizados em grandes construções, como shoppings centers, os átrios são aberturas na cobertura que ocupam um espaço central na edificação. Bastante presente em construções históricas, foi muito usado como elemento condutor de luz para o centro dos edifícios. Pode (ou não) ser acompanhado de um domo (cobertura convexa).


'Sheds' - Também conhecidos como dentes de serra, os 'sheds' são mais comuns em construções industriais, ao serem aplicados junto a coberturas metálicas. No Brasil, os projetos para este tipo de abertura tendem a ser mais eficazes quando voltados para o sul.




A iluminação zenital é uma técnica muito usada em ambientes profundos/amplos; em ambientes que o uso de janelas não é possível ou insuficiente e em ambientes com apelo estético/sustentável, o que vem contribuindo e muito para essa tendência.
Vários projetos modernos vêm incorporando a iluminação zenital, pois além de chamar a atenção, proporciona aos ambientes internos um clima super agradável e o principal: economia de energia!
Nas casas mesmo é cada vez mais comum o uso de iluminação zenital em ambientes como banheiro, mezanino, salas, cozinhas, corredores...
No entanto, vale destacar que a iluminação zenital requer cálculo correto da área a ser abrangida, conforme a localização geográfica (se no hemisfério sul - menos intensa ou norte - mais intensa) e a metragem total do ambiente de aplicação, já que o aconselhável é que a abertura não ultrapasse 10% em média* da área do piso, dessa forma evita diversos problemas térmicos.
Uma forma de amenizar esses problemas térmicos é optar por películas que bloqueiam os raios UV.
Também é importante se atentar a posição dos móveis, privacidade (vizinhos com casas/apê mais altas) e condições de limpeza/manutenção, visto que o acúmulo de sujeira sobre os elementos translúcidos compromete a entrada de luz.

Confira agora ambientes com iluminação zenital:

Banheiro com claraboia sobre a área da banheira. Projeto: Roberta Devisate

Banheiro com iluminação zenital sobre jardim seco. Projeto: Kohsla Associates

Banheiro acoplado a um jardim de inverno com iluminação zenital através de pergolados. Projeto: Luiz Carlos Orsini

Cozinha com duas claraboias. Projeto: Michelle Palaver

Cozinha e lavandeira com iluminação zenital através de claraboias. Projeto: Ana Lucia Nunes Gomes.

Mezanino com iluminação zenital (uma espécie de shed) no forro de gesso inclinado. Projeto: Flavio Castro


Mezanino com iluminação zenital. Conheça todos os ambientes dessa maravilhosa casa aqui! Projeto: Reinach Mendonça Arquitetos. 

Fotos: Divulgação; Arte/Fonte: Uol

E aí, o que vocês acham dos ambientes com iluminação zenital?! Curtem também ou não?!

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.