Network Decoração Arquitetura Construção

Cozinhas integradas - veja 25 modelos maravilhosos e dicas de como decorar!


A cozinha integrada às salas de estar/jantar é uma forte tendência da arquitetura atual.
Com cada vez menos paredes, os ambientes sociais vem estabelecendo novos conceitos para a moradia moderna.
A parede que antes dividia a área de convivência social da área de trabalho da cozinha e criava dessa forma ambientes setorizados e formais foi eliminada, assim como a antiga definição de cozinha. E hoje propõe ambientes integrados e descontraídos, próprios para facilitar a interação das pessoas.
Além disso, a ausência de paredes favoreceu a iluminação, a ventilação e a ampliação dos ambientes, sem falar na redução dos custos de uma obra.
Essa mudança representa e acompanha o novo estilo de vida da sociedade atual – mais conectada, mais informal e mais prática.
Entretanto, toda essa adição de propostas, pode deixar os ambientes, em especial a decoração – confusa, além de poder interferir até no funcionamento deles.

Para saber como evitar esses possíveis erros, acompanhe as dicas das imagens e se inspire nelas para decorar sua cozinha integrada, pois estão maravilhosas!

O mesmo piso usado em todos os ambientes reforça a ideia de integração. Nesse caso, a delimitação dos espaços pode ser feita por tapetes e/ou móveis.

Nesse decor foi utilizado o mesmo piso nos ambientes com tapete delimitando os espaços. As cores bem próximas ofereceu uma demarcação sutil.

Já nesse caso foi utilizado pisos diferentes nos ambientes, entretanto, as cores do decor em geral se encarregam da integração.

O clássico duo p&b foi utilizado em todos os ambientes conferindo uma ideia de unidade.

O mix de estilo e texturas foi bem sucedido graças a mesma tabela de cores utilizadas em todos os espaços.

A ideia é integrar, no entanto, a demarcação dos espaços pode ser feita através de móveis, bancadas, texturas, iluminação, o que deixa os ambientes setorizados de forma harmônica, sutil e sem barreiras visuais.

É muito importante que cozinhas integradas tenham o mesmo estilo dos demais ambientes - o que pode envolver: cores, formas, temas, texturas.

O sofá da sala encostado na ilha de refeição otimizou o espaço. 

Dependendo de uma proposta mais elaborada, a ilha pode funcionar até como aparador ou buffet para sala. 

Torres de eletrodomésticos estão em alta e deixa a cozinha mais funcional e visualmente mais organizada e harmônica.

As cozinhas atuais ganharam status de ambiente social, no entanto, continuam sendo área de trabalho, por isso é muito importante que tenham elementos funcionais, principalmente coifas para eliminar gordura, cheiro, calor. Atualmente o mercado dispõe de modelos com design diferenciado e materiais como inox e vidro para combinar até com salas mais sofisticadas.

Veja que ambiente interessante?! Alia a modernidade dos espaços integrados e alguns elementos com o estilo retrô dos demais. Sem dúvida o grande destaque desse ambiente é o fogão a lenha. Para a proposta ficar ainda mais funcional (já que quando acende um fogão a lenha, a fumaça é garantida) pode-se fazer uso também de coifa - com a chaminé acoplada à ela. Os modelos feitos de ferro ou cobre complementam o estilo.

Lustres/pendentes são mais utilizados em mesa/bancada de refeição, pois além de conferir uma sensação mais aconchegante e intimista ao espaço - delimita o ambiente dos demais.

Com estilo industrial e toques modernos - essa decoração mantém a mesma proposta em todos os ambientes.

Para ambientes com estilo moderno e sofisticado é interessante que a cozinha siga o mesmo padrão, já que fará parte da sala.  Nesse caso, elementos em laca, inox, cor branca, vidro e armários com puxadores embutidos complementam a proposta. O mix de cadeiras está super em alta!

Torneiras gourmet, armários com vidros serigrafados trazem sofisticação ao ambiente.


Espelhos são ótimos aliados para ampliar visualmente os espaços, assim como cores claras. Mesas com sofás e bancos estão super em alta, além de ocuparem menos espaço!

A ilha de cocção também pode ser utilizada como refeição. 

Mesas acopladas a paredes, bancadas otimizam espaço e ficam super lindas e modernas!


Bancadas com pedras escuras, nessa cozinha com granito preto absoluto ou também São Gabriel que possui um preço menor são muito utilizadas, pois são resistentes a manchas, além de ficarem muito bonitas.

Para quem deseja privacidade em determinados momentos pode optar por portas de correr entre os ambientes.

Cozinha integrada com a sala de bate papo. A iluminação além de integrar, deixa os ambientes mais aconchegantes.


Fotos: Divulgação, Google Imagens (+ info)

E aí, o que vocês acharam das cozinhas integradas?! Tem algum modelo preferido?!

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.