Network Decoração Arquitetura Construção

Quartos montessorianos para bebês – veja modelos e saiba como fazer!


Uma tendência cada vez mais forte na decoração de quartos de bebês está fazendo a cabeça das mamães de plantão – é o estilo montessoriano ou montessori!
Na verdade, trata-se de um método pedagógico criado pela médica e educadora italiana – Maria Montessori (por isso, o nome) que propõe um ambiente propício para o desenvolvimento da criança.
O quarto é decorado de acordo com as necessidades de uma criança e não de um adulto, a fim de que ela possa se movimentar e explorar o ambiente livremente com tudo ao seu alcance, promovendo o seu desenvolvimento através de suas próprias experiências.
Para isso, o quarto montessoriano possui alguns elementos diferentes de um quarto de bebê tradicional.
O principal deles é a ausência do berço!


A proposta do quarto montessoriano é que o bebê tenha total autonomia para se desenvolver e o berço limita muito seus movimentos, além de criar a ideia de que ele precisa de alguém para isso.
No lugar do berço é utilizado um colchão fino ou futon direto sobre o chão ou sobre uma base normalmente de madeira bem baixinha, no qual ambos podem ser envoltos por almofadas e/ou tapetes que auxiliam na segurança do bebê.


Assim como a cama, os outros móveis (armários, cadeiras, nichos...) e objetos (brinquedos, quadros) também devem ser baixos - ao alcance da criança para que ela possa se vestir sozinha, interagir sozinha, explorar o seu espaço sozinha - promovendo dessa forma seu desenvolvimento intelectual.


O espelho é outro elemento importante no quarto montessoriano, pois permite que a criança se descubra. Deve ser colocado na altura dela e bem preso a parede.


Barras (como aquelas de balé) também são usadas, pois servem de estimulo para o bebê ficar de pé.


Dessa forma, a decoração montessoriana se torna minimalista, funcional e personalizada com itens utilizados especialmente pela criança, com o intuito de criar um ambiente seguro, aconchegante e viável para seu desenvolvimento.

Cantinho de leitura e brinquedos disponíveis na altura da criança são fundamentais. No método montessoriano, os brinquedos são oferecidos aos poucos e em forma de rodízio.

No método montessoriano, assim que a criança tiver capacidade para entender poderá participar da arrumação do quarto e guardar cada objeto no seu devido lugar.

Own olha o pequeno desfrutando dos elementos montessorianos! Notem que a barra foi feita com um simples varão de cortina!

Fotos: 1º Imagem Tudo Sobre Mãe, Google Imagens (+ info)

Pra quem deseja ver mais sobre quarto montessoriano, selecionei um vídeo da blogueira Flavia Calina apresentando o decor fofo - lilás com tema de coruja da sua pequena Victoria - confira!

 

Eu acho muito interessante essa proposta, não tenho filhos (também não sou casada), porém é uma possibilidade muito forte a ser cogitada por mim futuramente...será?!...rs

E vocês, o que acham?! Gostam ou não?!

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

2 comentários:

  1. Oi Grazi!
    Eu tb não tenho filhos, mas pretendo engravidar ano que vem e penso em montar o quartinho nesse formato tb!!! Acho que o quarto do bebê deve ser pensado para ele, e não para nós! Muito lindos e funcionais!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mabile!
      Que bom, parabéns!
      Sim, dessa forma o quartinho fica especialmente preparado para eles. Você viu que fofo o bebê ficando em pé e brincando com os espelhos...?! Prova de que realmente o método funciona...rs
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.