Tendências de arquitetura e construção 2017
LEIA MAIS
Guarda corpo de vidro embutido no piso
LEIA MAIS

Calçadas residenciais - veja dicas e modelos com pedras, paisagismo e muito mais!

12/08/2014 - Construção


A gente às vezes fica tão preocupada com a fachada da casa, revestimentos, portão que acaba se esquecendo um pouco da calçada.
Embora, seja um dos últimos elementos a ser feito tem muita importância no projeto como um todo, pois através dela é possível enaltecer ainda mais a fachada e enfatizar o estilo proposto.
Devido ao grande número de materiais disponíveis hoje no mercado, é possível criar diversos modelos de calçadas que ajudam a trazer personalidade ao projeto.
Se antes a calçada era apenas uma base simples de concreto, atualmente ela pode ser bem mais explorada através de pedras, paisagismos, cores, iluminação - recursos que embelezam o imóvel e contribuem para sua funcionalidade.
Entretanto, é bom salientar que a calçada é pública e, por isso deve oferecer condições favoráveis de acessibilidade para qualquer pessoa (cadeirantes, deficientes visuais, idosos, crianças, carrinho de bebê...) sem risco a sua integridade física.
Portanto, ela deve respeitar as normas vigentes da prefeitura de cada cidade (tamanho, altura, árvores, rebaixamentos, piso tátil...), incluindo especificações técnicas e gerais como superfície firme, contínua e antiderrapante em qualquer condição climática. Lembrando que o descumprimento pode até gerar multas e indenizações!
Bom, seguindo direitinho as normas é hora de pensar no modelo, revestimento.
O modelo ideal são as que possuem paisagismo, pois além de decorar a calçada, diminui o risco de enchente, já que os canteiros funcionam como uma esponja que absorvem toda água da chuva. Além do mais, as árvores altas chegam a reter até 70% de água na copa.
Entretanto, é necessário respeitar a área de passeio que varia de uma cidade para outra, algo em torno de 1.50m.

Opte por canteiros/jardins com espécies de raízes curtas para não danificar a área de passeio.

A área de passeio dessa calçada é feita com pedras miracema e o jardim é composto por azaleia, buxinho e grama esmeralda. Para quem se interessar por calçada com paisagismo - são espécies muito simples de cuidar. 


Vale lembrar que a manutenção dos jardins fica por conta do proprietário e se é algo que pode se tornar um incômodo é melhor optar pela calçada simples - sem paisagismo. Já o plantio de árvores nas calçadas é uma decisão de órgãos públicos e não sua...

Calçada pisograma - o pisograma também mantém grande permeabilidade do solo.

Adotar calçadas com placas drenantes feitas de materiais porosos e, por isso permeáveis - também ajuda a diminuir enchentes, além de hidratar as plantas e alimentar o lençol freático. As calçadas permeáveis evitam o uso de ralos, são ecologicamente corretas, possuem praticamente o mesmo custo das calçadas convencionais e atualmente existem vários modelos.

Calçada drenante.

Agora falando sobre revestimentos - um dos mais usados nas calçadas são as pedras!
De diferentes tipos, cores, texturas são capazes de criar lindas calçadas!
O mosaico português é uma delas - ele é um tipo de revestimento feito de pedras (calcário e basalto) em formato irregular e colorido que cria desenhos arquitetônicos com o contraste entre as cores!
Praticado há mais de um século ele ainda está super em alta e faz parte inclusive de projetos atuais e modernos!

Mosaico com pedra portuguesa.


Aqui a pedra portuguesa foi usada tanto na calçada quanto no muro - muito lindo!

O mosaico de pedras portuguesas em curvas dá movimento a calçada, além de adicionar muito charme! Arquiteto Aquiles Nícolas Kilaris.

Mosaico português cinza e branco com paisagismo - lindo! Viu como combina com projetos modernos?! Basta seguir o estilo da casa - nesse caso com linhas retas e as mesmas cores!

Veja mais modelos de calçadas com pedras:

Calçada com pedras granito em cubo.

Calçada com pedras São Tomé.

Calçada com pedras goiana - caco verde.

Calçada com pedras Lagoa Santa amarela.

Calçada com pedras mineiras - serradas.
Calçada com cerâmica.
Calçadas com placas pré moldadas de concreto, ladrilho hidráulico, blocos intertravados são as mais indicadas quando o assunto é anular riscos de acidentes e construir pavimentos resistentes e duradouros. Portanto, são ideais para calçadas com grande tráfego.

Calçada com blocos intertravados.

Veja mais modelos de calçadas:




 Fotos: Lecel, Google Imagens (+ info)

Vejo em muitas calçadas piso cerâmico antiderrapante (inclusive comércio) e esse material não é para ser usado com essa finalidade, depois que molha escorrega igual a um piso cerâmico normal. Já vi muita gente caindo por causa disso...
E aí, o que vocês acharam das calçadas?! Tem algum modelo preferido?!

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Decor Salteado

Decor Salteado15/08/2014 09:06:05

Oie Luciana!
rs...verdade...tb gosto muito!
Beijos,
Grazi

Luciana

Luciana13/08/2014 11:27:19

Oi Grazi, sabe que eu nunca parei para pensar que as calçadas com jardim absorvia a água da chuva?! Acho que deveria ser lei principalmente em cidade grande tipo São Paulo, neh? Sem contar que ficam bem mais bonitas, são minhas prediletas!!!! Adorei o post!!!!
Abraços Luciana

Decorsalteado

Decor Salteado - 15/08/2014

Oie Pri!
Que bom que gostou! Mais algumas ideias para sua casa....!rs
Beijos,
Grazi

Anônimo

Anônimo12/08/2014 22:09:18

Oi Grazi!
Muito bacana ter escrito este post, quantas possibilidades!
Bjnho, Pri

Decorsalteado

Decor Salteado - 15/08/2014

Oie Pri!
Que bom que gostou! Mais algumas ideias para sua casa....!rs
Beijos,
Grazi

Publicidade

TV DECOR SALTEADO

CAIXA DE BUSCA

Publicidade

INSTAGRAM @DECORSALTEADO