Network Decoração Arquitetura Construção

Tipos de cubas para banheiro - veja os prós e os contras!


De diversos modelos e materiais, a cuba se tornou o charme das bancadas e o elemento de destaque do banheiro/lavabo, já que ao entrar nesse ambiente, o ideal é avistar primeiro a bancada e claro, a cuba!
Atualmente existem diversos tipos de cubas com o visual lindo e interessante, mas antes de se render a esses encantos, conheça primeiro os modelos disponíveis e os prós e contras de cada uma.

Cuba de Embutir:
É o modelo mais conhecido, comum e econômico. São fixadas por baixo do recorte da bancada com o tamanho e modelo compatíveis.
Observações: Por se tratar de um modelo simples, é interessante utilizar uma cor/material diferente da bancada para dar um charme a mais.





Cubas de Sobrepor:
Parecidas com as cubas embutidas, as cubas de sobrepor são fixadas por cima da bancada, o que deixa as bordas aparente. Também necessitam ter o mesmo tamanho e modelo do recorte da bancada.
Observações: Necessitam de uma bancada grande.





Cubas de Apoio:
São colocadas inteiramente sobre as bancadas, o que as deixam totalmente expostas. Necessitam apenas de um pequeno recorte – um furo para escoar a água.
Observações: por serem colocadas sobre as bancadas ficam altas e é necessário torneiras idem.





Cubas de Semi-Encaixe:
É encaixada somente a metade posterior na bancada, deixando a parte frontal suspensa. São ótimas para bancadas que possuem pouca profundidade.
Observações: Quando usadas para lavar o rosto, a água que normalmente escorre pelos braços (até o cotovelo) molha todo o chão por ter a parte frontal fora da bancada. Portanto, opte pelo modelo em lavabos que geralmente é utilizado somente para lavar as mãos ou escolha cubas maiores que comportem os braços também.




Cubas Esculpidas/Escavadas:
São esculpidas/feitas em pedras ao invés de louça. O recorte do ralo é praticamente invisível, pois ao invés de um furo é feito um rasgo nas emendas das partes íngremes. Os primeiros modelos eram esculpidos junto com as bancadas, portanto, utilizavam o mesmo material e não necessitavam de uma cuba separada. Entretanto, atualmente é possível encontrar também cubas esculpidas separadas da bancada como as de apoio ou semi-encaixe (imagem 2).
Observações: São as mais caras.






Cubas de Parede:
São fixadas diretamente na parede e não precisam de bancadas. 
Observações: Justamente por não ter bancada, não é um modelo muito utilizado em residências, já que a ela serve como apoio para as tarefas do dia-a-dia.





Cubas de Piso:
São instaladas no piso através de colunas, rentes a parede ou afastadas. As torneiras podem ser instaladas na parede ou no piso. 
Observações: alguns modelos funcionam com vazão de água pelo chão, nesse caso é preciso um projeto compatível.






 Fotos: Google Imagens (+ info)

Além das cubas, se atente ao modelo da torneira que deve ter a altura coerente com modelo da cuba, já que existem cubas altas e rasas.
As cubas ovais e redondas tem um escoamento melhor e não deixam acumular sujeira.

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

2 comentários:

  1. Oi Grazi!
    Adorei seu blog! Adoooro as cubas de apoio e pretendo usar esse tipo de cuba na futura casinha! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Aninha!
      Que bom, fico feliz em saber!
      Ah ficará lindo Aninha!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.