Tendências de arquitetura e construção 2017
LEIA MAIS
Guarda corpo de vidro embutido no piso
LEIA MAIS

Lareira Ecológica: aconchego, sofisticação e praticidade o ano todo!

24/04/2014 - Decoração


Aconchegar-se numa lareira num dia de frio e em boa companhia não tem nada mais prazeroso, não é verdade?!
Entretanto, o Brasil por ser um país amplo e tropical não favorece o uso dela em algumas regiões.


E construir uma lareira tradicional, à lenha, pode se tornar algo desnecessário, posto que o inverno na maior parte do Brasil é inconstante, com ressalva para a região sul do país.


E atendendo esse mercado, a lareira ecológica está sendo cada vez mais a opção de arquitetos e designers de interiores na composição de um ambiente. E muito recorrente também em mostras de decoração do país todo.
Ela confere uma temperatura mais amena e associada ao design moderno e arrojado, agrega sofisticação ao ambiente e contribui para uma decoração mais instigante.

Projeto de Viviane Bush para Casa Cor PR

E por isso, caiu na graça do mundo da decoração. É perfeita para todos os tipos de ambientes: grandes ou pequenos; interior ou exterior. Prática, versátil e bonita, a lareira ecológica (ou ecolareira) é uma forte tendência e pode ser encontrada em modelos portáteis ou instaladas em nichos decorativos. E atualmente já existem até modelos de mesas lareiras que já vem com a lareira embutida na mesa.

Criada pela arquiteta e designer de interiores Denise Barretto, para seu ambiente "Studio do Pianista" na Casa Cor 2012, a Lareira Mesa de Centro é feita em mármore Armani com execução da Marmoraria Mont Blanc. Trata-se de uma lareira de mesa.
Mesa de centro de madeira e espelhada com lareira, linda!

E, portanto, pode ser usada o ano todo independente da estação, já que além de sua função e maleabilidade, faz as vezes de um objeto decorativo.


Se optar pelo nicho, seja ele na sua mesa de centro, na parede ou onde mais desejar, a especificação é que tenha no minimo 60cm de altura entre a chama e a moldura superior que pode ser revestida de gesso, pedra, azulejo. Já o tamanho do nicho vai depender do tamanho da lareira e pode ser feito por um pedreiro.


Por ser transportável, não precisa de instalações, nem chaminé (perfeitas para apartamentos). Utiliza chama ecológica à base de etanol, em vez de lenha ou gás. Por isso, nada de fuligem, fumaça, cheiro e barulho (o último até que eu gosto!).

Fotos Google Imagens

Os modelos que possuem vidros ao redor da chama são mais seguros.
É impressionante como ela vem sendo aceita pelo mercado, dos três últimos projetos que eu fiz para salas de estar, todos continham a lareira ecológica. O fato dela unir praticidade, sofisticação e beleza a decoração, além de sua função é claro,  faz com que ela se torne cada vez mais aceita e desejada.
E vocês, o que acham? Gostam?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Decor Salteado

Decor Salteado10/01/2014 15:01:53

Oie Andressa!
Ate´que não e vc tem a vantagem do seu marido trabalhar com isto, pois só o valor da mão de obra já alivia bastante..rs isto se vc resolver embuti-la. Que é a forma que mais gosto tb..
Beijos,
Grazi

Andressa Coelho

Andressa Coelho09/01/2014 16:06:39

Oi Grazi, adoro lareira, acho um charme, mas o precinho dessas ecológicas são bem salgadinhos né em comparação das outras, o lado bom é que é bem mais prática, o lado bom da outra é que se eu optar por ter uma em casa só vou gastar com o material pois o maridão é construtor e só trabalha com isso, lareiras, churrasqueiras, forno, fogão, rsrs que sorte a minha né, ter um maridão que entende de tudo é ótimo, muita economia e o bolso agradece, rsrs

Bjos

Decorsalteado

Decor Salteado - 10/01/2014

Oie Luiza,
Entre em contato comigo por e-mail por favor: contato@decorsalteado.com
Obrigada
Beijos,
Grazi

Anônimo

Anônimo09/01/2014 15:43:45

Boa tarde Grazi,

Você sabe me dizer quanto custa um projeto seu para minha sala de estar 6x6m com uma lareira assim?

Obrigada Luiza

Decorsalteado

Decor Salteado - 10/01/2014

Oie Luiza,
Entre em contato comigo por e-mail por favor: contato@decorsalteado.com
Obrigada
Beijos,
Grazi

Publicidade

TV DECOR SALTEADO

CAIXA DE BUSCA

Publicidade

INSTAGRAM @DECORSALTEADO