Tendências de arquitetura e construção 2017
LEIA MAIS
Guarda corpo de vidro embutido no piso
LEIA MAIS

Casa com pé direito duplo - como decorar? Veja dicas e modelos!

17/02/2014 - Arquitetura



Resolvi escrever esse post depois que uma leitora - Priscila me perguntou nos comentários do post Lustres ou Pendentes como poderia utilizá-los numa casa com pé direito duplo. E percebi que não é só a iluminação que se diferencia deste tipo de ambiente, existem outras características peculiares que precisam de uma atenção especial.
O pé direito é a medida entre o chão e o teto que comumente fica entre 2.70m e 2.80m e quando a casa possui o dobro deste tamanho, chamamos de pé direito duplo e assim sucessivamente (pé direito triplo).
As casas com pé direito duplo não possuem pavimento superior e consequentemente são mais arejadas e iluminadas, já que o teto estrutura que absorve maior calor fica mais distante, o que também possibilita a circulação de ar. E as entradas deste tipo de casa geralmente são maiores, pois acompanham a estrutura e privilegia a iluminação natural.  
Além do mais, passam uma imagem de amplitude, posto que os ambientes ficam mais altos e maiores.
E apesar de não serem consideradas como área construída, diminuindo o valor da obra, as casas com pé direito duplo são muito mais valorizadas no mercado imobiliário pelos benefícios citados acima.
O pé direito duplo é comumente usado em ambientes sociais como salas: de jantar, estar, tv e normalmente utiliza mezaninos (pavimento intermediário entre dois pavimentos principais) para intermediar os demais cômodos do pavimento superior ou conservam-se apenas as paredes amplas. Quando o mezanino possui quarto é chamado de loft (muito comum nos EUA).

Com mezanino

Paredes grandes

Loft

Por se tratar de ambientes integrados, deve haver uma harmonização na decoração deles, na qual, cada ambiente converse um com outro.
A decoração desses ambientes também é importante, pois as casas que possuem pé direito duplo produzem muito eco, principalmente se possuir poucos móveis (natural até em casas tradicionais, porém mais intensificadas nessas) e o uso de cortinas, gesso, tapetes, madeiras, materiais que ajudam a abafar e inibir a reverberação são de grande valia!
No entanto, antes de entrarmos nesses itens decorativos, vamos esclarecer a dúvida da nossa leitora Priscila que é: Dois lustres de cristais no mesmo pé direito duplo com 7m de extensão na largura (um pro jantar e um pra lareira) fica muito pesado?
Não, o ideal é que eles sejam iguais e que cada um preencha e delimita de forma equilibrada cada ambiente, proporcionando um efeito final harmônico. Ou você também pode optar por apenas um, porém este precisa ser bem grande e imponente.
Encontrei essas imagens que vão ilustrar melhor a situação:
 
Com dois pendentes iguais de cristais

Com vários pendentes, todos iguais

Com 3 lustres iguais, todos na mesma altura e com tamanhos proporcionais ao ambiente.

Com apenas um lustre imponente.


Ainda no quesito luminárias é importante que tanto lustres quanto pendentes, tenham o fio longo nos ambientes com pé direito duplo e que possuam lâmpadas com maior vida útil, porque não é qualquer maridão que vai se arriscar a trocar!
Característico deste tipo de estrutura, as paredes grandes são outro destaque que merecem atenção e decoração especial, portanto, quadros grandes e painéis de materiais diferentes, cores diferentes são ótimas opções, incluindo também os papéis de parede.


A cortina é essencial para manter a privacidade e de quebra confere um ambiente mais aconchegante e versátil, caso o proprietário deseje um ambiente com luz natural direta.


Por se tratar de um ambiente com proporções grandes, alguns objetos decorativos devem ser idem, mas tudo com bom senso e equilíbrio, é claro!


E por ter o teto alto, permite cores escuras, já que essas ajudam a achatar o ambiente.
Priorizar itens decorativos que possuam como materiais: madeira (móveis, painéis), gesso (teto, parede), tecido (cortinas, tapetes) é uma boa alternativa para driblar o eco, como dito acima.
Veja mais modelos de decorações de casas com pé direito duplo:












Fotos Google Imagens

No mais, a decoração segue como todas as outras, variando de acordo com o estilo e o desejo do cliente/proprietário.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Decor Salteado

Decor Salteado14/04/2014 15:27:14

Oie!
Obrigada!
Já pensou na ideia de um tapete, um papel de parede, itens que agregam o decor sem ocupar espaço!
Beijos,
Grazi

Anônimo

Anônimo29/03/2014 00:11:35

OLA ADOREI O SEU BLOG,PRECISO DE DICAS PARA DECORAR MINHA SALA DE ESTAR ,SENDO QUE HA DOIS AMBIENTES E UM DELES SERVE COMO HALL DE ENTRADA,MINHA SALA TEM PE DIREITO DUPLO E O AM BIENTE QUE FIZ COMO HALL TEM UMA MESA REDONDA E DUAS POLTRONAS IGUAIS OBRIGADA,VALQUIRIA.

Decorsalteado

Decor Salteado - 11/12/2013

Oie Ana Julia!
Eu me lembro do projeto da sua casa e é lindo, decorado então vai ficar mara!!!
Beijos,
Grazi

Decor Salteado

Decor Salteado25/01/2014 17:28:15

Oie!
Que bom! Boa sorte nessa nova etapa!
Imagina, meu namorado tb gosta e eu até prefiro que ele seja assim, porque aí o casal participa de tudo e ambos faz questão de fazer coisas bacanas! Normalmente qdo é ao contrario o homem sempre veta a mulher na hora de escolher os itens...rs
Beijos a vocês!
Grazi

Anônimo

Anônimo23/01/2014 21:43:08

Eu e minha esposa estamos planejando uma construcao e agora q encontrei seu blog, vou fikar sempre ligado. Tem gente q acha q e frescura homem se ligar nessas questoes. Devo ser fresco (kkkkk), pois gosto.

Decorsalteado

Decor Salteado - 11/12/2013

Oie Ana Julia!
Eu me lembro do projeto da sua casa e é lindo, decorado então vai ficar mara!!!
Beijos,
Grazi

Decor Salteado

Decor Salteado12/12/2013 07:26:23

Oie Ana Paula!
Eu também fiquei babando aqui nos ambientes e um que me chamou muito a atenção foi esse loft industrial, aí que vontade de decorar um assim! rs
Beijos,
Grazi

Ana Paula

Ana Paula11/12/2013 22:14:39

Todos os ambientes maravilhosos, adoro essas cores, ótimas inspirações!!

Decorsalteado

Decor Salteado - 11/12/2013

Oie Ana Julia!
Eu me lembro do projeto da sua casa e é lindo, decorado então vai ficar mara!!!
Beijos,
Grazi

Decor Salteado

Decor Salteado11/12/2013 19:47:39

Oie Priscila!
Que bom que gostou e te ajudou!!
Imagina, a atenção é a mesma que vc tem sendo leitora do meu blog, eu é que que fico agradecida!
E qdo precisar, tô a disposição, já que eu adoro dar pitacos! rs
Beijos,
Grazi

Anônimo

Anônimo11/12/2013 19:22:31

Graziiiiiiiiiiiiii...Caramba que massa!
Vc me ajudou muuuuuito, fiquei quebrando cabeça e na maior simplicidade conseguiu materializar meu desejo. Ah, fiquei muito lisonjeada com a atenção dispensada e com certeza muitas pessoas têm está dúvida e também ficarão esclarecidas.
Muito obrigada!
Bjnhos, Priscila - SP

Decorsalteado

Decor Salteado - 11/12/2013

Oie Ana Julia!
Eu me lembro do projeto da sua casa e é lindo, decorado então vai ficar mara!!!
Beijos,
Grazi

Ana Júlia

Ana Júlia11/12/2013 15:36:27

Acho lindíssimo!
No meu projeto foi mais ou menos assim: minha casa vai ter quarto, cozinha, banheiro e sala com pé duplo :)
Beijos

http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

Decorsalteado

Decor Salteado - 11/12/2013

Oie Ana Julia!
Eu me lembro do projeto da sua casa e é lindo, decorado então vai ficar mara!!!
Beijos,
Grazi

Publicidade

TV DECOR SALTEADO

CAIXA DE BUSCA

Publicidade

INSTAGRAM @DECORSALTEADO