Tendências de arquitetura e construção 2017
LEIA MAIS
Guarda corpo de vidro embutido no piso
LEIA MAIS

Laje de isopor ou cerâmica?

30/10/2013 - Construção


Cada vez mais as novidades chegam à área da construção desmistificando e colocando em dúvida qual método usar, o novo que geralmente tem como aliado a economia ou antigo que é certeza de garantia?
E seguindo esta tendência do mercado, as lajes feitas de isopor e cerâmica são mais um ponto de interrogação.
Segundo profissionais da área, a laje de isopor na maioria dos casos é a melhor opção.
São mais leves; ágeis na montagem, já que um bloco de isopor substitui cinco lajotas de cerâmica; mais resistentes tanto no transporte, na colocação e na concretagem.; facilitam as instalações elétricas e tubulações; não absorvem a água do concreto no processo de "aguar a laje", o que possibilita  a cura da laje mais rápida.
O preço* da laje de isopor não diferencia muito da laje de cerâmica, porém o isopor garante além dos benefícios citados, melhor desempenho térmico e acústico da construção. Ele isola o frio e o calor de fora e mantém a temperatura interna. E em relação à acústica, a laje de isopor é a melhor opção, principalmente para casas que possuem telhado platibanda (como a minha) que na maior parte utiliza a telha de aço que produz barulho quando chove e pode ser evitado usando a laje de isopor ou a telha de aço termoacústica que acaba saindo mais caro do que a telha normal.

Na minha casa, com respaldo do engenheiro optei pelo isopor nas três lajes, inclusive na primeira, na qual muitos optam pela de cerâmica. E a vantagem maior será no final da obra, na qual eu economizarei cerca de R$4.000 segundo orçamento já cotado com as telhas de aço galvanizado normal ao invés das termoacústicas.

Laje da garagem da minha casa feita de isopor.


Apesar de muitos acharem que a laje de cerâmica é mais resistente e por isso, optam por ela se a construção tiver mais andares, não é a cerâmica nem o isopor que garante isto e sim o concreto e as ferragens, assim como as colunas, as vigas...
Segundo profissionais da área, a desvantagem da laje de isopor é na hora do acabamento (chapisco ou gesso), já que esta precisa de uma cola especial para aderir ao material. E em algumas localidades, a laje de isopor é muito mais cara do que a de cerâmica. E neste caso, se sua casa não for de telha de aço, a laje de cerâmica é uma boa opção, já que a maior vantagem da laje de isopor é o isolamento acústico e térmico.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Decor Salteado

Decor Salteado15/02/2014 08:49:03

Oie!
Imagino que tb deve funcionar, o reboco precisa de algo para aderir ao isopor, não sei te falar com precisão, pois esse post é baseado na experiencia da minha casa. Porém seu pedreiro tem conhecimento de causa....deve dar certo, sim!
Beijos,
Grazi

Anônimo

Anônimo14/02/2014 23:14:32

A minha segunda laje é de isopor, e o pedreiro disse que ele não costuma usa cola no reboco, e sim fazer um chapisco mais forte antes do embolso. O que segundo ele, substitui a cola(bianco).

Decorsalteado

Decor Salteado - 31/10/2013

Oie Leticia!
Sim, o preço varia de uma região para outra....
Beijos,
Grazi

Decor Salteado

Decor Salteado17/01/2014 12:42:47

Oie!
O ideal é que vc se informe com um profissional da area como um engenheiro, por exemplo, como eu fiz. No caso da minha laje, o isopor vai ser usado tanto para forro quanto para piso, terá 3 andares e em todos será de isopor. E também sei que por ser de isopor é mais leve do que as tradicionais lajes de ceramica, entretanto, questão de ferro é bom verificar com um profissional, pois é ele que dá maior sustentação e difere de uma laje de forro para uma laje de piso, a ultima, sempre tem que ser mais reforçada.
Beijos,
Grazi

Meio Ambiente S.J.Pinhais

Meio Ambiente S.J.Pinhais13/01/2014 18:13:07

Gostaria de saber quanto pesa uma laje treliçada com isopor, com uma camada de 2 cm de cobertura. Tem que passar uns ferros em ortogonal com as viguetas? Qual o diametro do ferro ( a laje é só para forro, não será piso).

Decorsalteado

Decor Salteado - 31/10/2013

Oie Leticia!
Sim, o preço varia de uma região para outra....
Beijos,
Grazi

Decor Salteado

Decor Salteado31/10/2013 10:08:14

Oie Ana Julia!
Que bom que gostou! Eh vai se preparando pq agora vc vai descobrir mta coisa! rs
Beijos,
Grazi

Ana Júlia

Ana Júlia31/10/2013 08:49:15

Oi Grazi!
Sabe que eu nunca nem tinha visto! Caramba, adorei o post, vamos ver o que vai vir pela frente!
Beijos

http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

Decorsalteado

Decor Salteado - 31/10/2013

Oie Leticia!
Sim, o preço varia de uma região para outra....
Beijos,
Grazi

Leticia

Leticia31/10/2013 08:37:47

Olá Grazi, minha casa comprei pronta e agora tô reformando e também optamos pela laje de isopor, aqui pelo que me lembro é o mesmo preço que a de cerâmica. Sua garagem vai ficar grande!
Beijinhos Le

Decorsalteado

Decor Salteado - 31/10/2013

Oie Leticia!
Sim, o preço varia de uma região para outra....
Beijos,
Grazi

Publicidade

TV DECOR SALTEADO

CAIXA DE BUSCA

Publicidade

INSTAGRAM @DECORSALTEADO