Network Decoração Arquitetura Construção

Gesso ou reboco - qual é o melhor?!


Eis a pergunta que não quer calar!
Quase todo mundo que está construindo e chega na fase de revestimento das paredes se depara com esta dúvida: reboco (cimento) ou gesso?!
Ainda não cheguei lá, no entanto, já resolvi tirar isto de frente, assim como minhas dúvidas a respeito e decidir qual método usar.
Ambos têm suas vantagens e desvantagens, portanto, é bom analisar em qual situação um ou outro é mais indicado.
Conversei com o engenheiro responsável pela minha obra e visitei algumas obras com revestimentos em gesso, ao invés do tradicional reboco, a fim de conferir o resultado.
E segundo o engenheiro, o gesso possui algumas ressalvas e pode ser substituído pelo reboco em casos como:
Ambientes internos e que não sejam molhados como banheiros, cozinhas e lavanderias; a impermeabilização da fundação do local tem que ser bem feita para evitar que a umidade venha de baixo para cima; rodapés altos com no mínimo 10cm de altura, caso haja necessidade de lavar o local; a aplicação deve ser feita em paredes bem niveladas e a área externa precisa estar rebocada com cimento para garantir a vedação e evitar que passe umidade de fora pra dentro.


Respeitando essas ressalvas, o gesso tem a vantagem de ser muito mais econômico tanto em tempo como material, chegando em alguns casos em até 70% de economia e o melhor, as paredes ficam com o acabamento perfeito!
Como eu disse, fui visitar algumas obras para constatar o resultado (seguro morreu de velho) e gente fiquei impressionada. O acabamento é parecido com o de massa corrida, tanto que quando se utiliza o gesso como revestimento, você utiliza a massa corrida apenas em alguns pontos para retoque. Praticamente do gesso, você pula para a pintura e economiza mais uma vez na massa corrida, que tanto ela quanto a mão de obra não são baratos.
E o reboco, quando utilizar?
O reboco é utilizado nas áreas externas e/ou locais que tenham umidade. É mais resistente que o gesso, pois é feito de argamassa de cimento e areia, junção que cria uma superfície impermeabilizante.
No entanto, não é tão econômico quanto o gesso, nem em tempo, nem em material. Porém, extremamente necessário para o sucesso de sua obra!

Fotos Google Imagens

Se ainda tem dúvidas de qual método utilizar, sugiro que se oriente com um profissional capacitado, visite obras que possuam gesso como revestimento, converse com os proprietários, faça orçamentos...tudo isto é de grande valia.
Eu no começo estava indecisa, mas com o respaldo do meu engenheiro e a comprovação dos resultados, já me decidi, vou colocar gesso nos ambientes internos e reboco nos ambientes externos!

Achei um vídeo na internet super legal que mostra a aplicação do gesso e o resultado, vale à pena assistir!


4 comentários:

  1. Oi Grazi!
    Compartilho desta duvida! Eu nunca tinha ouvido falar de revestir em gesso ate ir conhecer as obras dos arquitetos que contratei e ser surpreendida pelo resultado, confesso que fica perfeito mesmo!
    No entanto, apesar de trabalhar com tecnologia, area que esta em constante evolucao, eu tenho certo receio de algumas mudancas.. tenho medo de os pre requisitos nao serem bem executados e dai arrependimento depois.. principalmente com jogar agua!
    Se vc quer lavar o ambiente ou mesmo qdo vamos jogar algum produto no chao, eh inevitavel que respingue na parede.. e o medo de estragar... ainda nao me decidi. Ainda bem que esta longe e o tempo esta sobrando :)
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana Julia!
      Sei bem como é esta duvida...tb tava com um pé atras, mas o que me deu certeza mesmo foi conversar com uma pessoa que entende no caso meu engenheiro e ver de perto o resultado. Em relação a respingar durante uma limpeza, imagino que não tenha problemas de estragar, ainda mais se já estiver pintado, acho que o que não pode é ficar em contato direto com a água...Ah e outra dica é fazer o que eu pensava em fazer antes, sua casa vai ser de andar como a minha, então a parte térrea (onde tem a umidade do chão) vc pode optar pelo reboco e a parte de cima pelo gesso...
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Boa Tarde Grazzi,

    Achei sua materia excelente, assim como outros estou para construir, e planejamento é para iniciar uma obra não é mesmo, gostaria de tirar uma dúvida, minha casa é terrea, eu mesmo vou construi-la, minha formação é Tecnico em Agrimensura e fiz no Senai Pedreiro de Assentamento, mas o revestimento quero optar pelo gesso, como a casa é terrea, o que voce me diz: desde a fundação vo fazer as impermeabilizações necessarias, e tambem na massa de assentamento, e estou apenas querendo inserir uns 0,50 centimetro de altura do chão para cima de reboco tambem com impermeabilizante para proteger melhor de agua e infiltrações e a partir dessa altura completar até o teto com gesso, eu creio que assim possa estar com uma maior segurança, gostaria de tua opnião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Oseias!
      Baseado na minha experiencia, talvez seja melhor vc ouvir a opinião de um profissional da área também....mas fazendo uma boa impermeabilização vc pode colocar o gesso na sua casa com ressalva para as áreas externas e molhadas (banheiro, cozinha...) e nas paredes inteiras pq creio que dá diferença fazer somente a metade de reboco e outra de gesso. Na hora de fazer a impermeabilização além dos produtos indicados, você pode colocar uma lona plastica até a metade da parede, pois ajuda ainda mais a combater as infiltrações...mas no caso da sua pergunta: ou gesso ou reboco por inteiro para revestir determinadas paredes..minha opinião...
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.